domingo, 4 de novembro de 2012

Prof. Marcelo Pereira representará América Latina em Manila

No período de 15 a 17 de novembro próximo, o Prof. Marcelo Pereira estará participando da Convenção da Federação das Associações AOTS do Sul da Ásia e da Reunião do Fundo da Rede Mundial de Amizade da AOTS, que ocorrerá em Manila, nas Filipinas.

A Convenção da FOSAAS tratará de assuntos pertinentes aos países daquela região, mas promoverá, também, momentoos de intercâmbio entre esses países e os representantes das outras federações que estarão presentes. A reunião do WNF Fund irá tratar da aplicação de recursos em programas de treinamento de profissionais dos diversos países em desenvolvimento parceiros da rede e ligados a AOTS.

Como representante do Brasil na Convenção da FOSAAS e representante da América Latina, na reunião do WNF Fund, o Prof. Marcelo Pereira acredita que diversos benefícios para todas as partes surgirão ccomo fruto dos referidos encontros.

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Prof. Marcelo participa de evento de Homenagem

Em 13/09/2012, o Prof. Marcelo Pereira foi convidado para participar de evento para homenagear o Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes e o Deputado André Corrêa.

As referidas autoridades foram homenageadas pelas suas ações em prol de instituição pública que presta relevantes serviços à sociedade brasileira.

Sendo o presidente da AOTS Alumni do Rio de Janeiro, o Prof. Marcelo Pereira compareceu como representante da sociedade civil nessa homenagem.

O Prefeito Eduardo Paes, o Prof. Marcelo Pereira e membros da entidade.
(Foto de Alex Mansour)


 

terça-feira, 31 de julho de 2012

A Carta de Serviços

Nas "Dicas do Prof. Marcelo Pereira" você encontra informações úteis sobre o Gespública e a Carta de Serviços. Não deixe de consultar!

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Prof. Marcelo Pereira ministra palestra na Presidência da República



A Diretoria de Gestão de Pessoas, da Secretaria de Administração da Secretaria-Geral da Presidência da República realiza, periodicamente, ciclo de palestras estratégicas para todas as pessoas lotadas na Presidência da República e para convidados de outras organizações. Uma das finalidades desta etapa do ciclo de debates é entender como melhorar o desempenho organizacional e os processos de trabalho, como atingir melhores resultados pelo gerenciamento de processos e a divulgação dos padrões de serviços, estando a temática alinhada à estratégia de construção de um modelo de gestão humanizado, participativo e transparente na Presidência da República.

Desta vez, em 27 de julho p.p., foi desenvolvido um "Painel de Debate sobre Gestão de Processos e a Carta de Serviços". Palestraram o Prof. Annibal Affonso Neto, que falou sobre "Gestão por Processos – uma abordagem estratégica e aplicada", o coordenador geral de Administração Geral da PR, Sr. Marcelo Seferin Pontes, que mostrou "A Prática de Melhoria de Processos na SA/SG/PR – a aplicação no processo de almoxarifado e patrimônio" e, para concluir, o Prof. Marcelo Rodrigues Pereira falou sobre a "Carta de Serviços ao Cidadão". A palestra do Prof. Marcelo Pereira foi a conclusão das duas apresentações anteriores. Após todas as apresentações aconteceu uma sessão de perguntas aos palestrantes.
 Prof. Annibal palestrando e plenária lotada para assistir os três palestrantes.

Prof. Marcelo Pereira conduzindo sua apresentação para uma platéia muito atenta e participativa.

Sessão de perguntas e respostas conduzida pelo Sr. André Ribeiro Ferreira (esquerda), Assessor Técnico da Coordenação de Desenvolvimento de Pessoas, um dos organizadores do evento, com a participação do Sr. Marcelo Pontes e Prof. Marcelo Pereira.

A Carta de Serviços é um excelente instrumento de controle social. A Carta de Serviços é um documento elaborado por uma organização pública que visa informar aos cidadãos quais os serviços prestados por ela, como acessar e obter esses serviços e quais são os compromissos e padrões de atendimento estabelecidos. Sua criação e fruto do Decreto nº 6932 de 11 de agosto de 2009, além de atender a Lei nº 12.527 de 18 de novembro de 2011 e ao Decreto nº 7.724 de 16 de maio de 2012 (Lei da Acesso a Informação).

A Carta de Serviços tem por finalidade:
Ø  Melhorar a relação da Administração Pública com os cidadãos.
Ø  Divulgar os serviços prestados pelas organizações públicas com os seus compromissos de atendimento para que sejam amplamente conhecidos pela sociedade.
Ø  Fortalecer a confiança e a credibilidade da sociedade na administração pública quando esta percebe uma melhora contínua em sua eficiência e eficácia.
Ø  Garantir o direito do cidadão para receber serviços em conformidade com as suas necessidades.

Falando na abertura do evento o Secretário de Administração, Sr. Valdomiro Luis de Sousa destacou a importância das palestras e da utilização do conhecimento para a melhoria das práticas gerenciais na Secretaria. Estavam presentes, também, a Sra. Selma Tereza de Castro Roller Quintella, Diretora de Gestão de Pessoas e a Sra. Celina Romagnolli Dantas, Coordenadora-Geral de Desenvolvimento da Gestão de Pessoas.

Mesa de abertura do evento com a participação do Secretário de Administração, Sr. Valdomiro Luis de Sousa

Destaco o valor da participação das autoridades em todo o evento, que reforça a real importância dada às ações desenvolvidas na Secretaria.

Na parte da tarde, foi desenvolvida uma oficina, onde foram aprofundados os conceitos e mecanismos para a implementação da "Carta de Serviços ao Cidadão". Estiveram presentes a Diretora de Gestão de Pessoas e a Coordenadora de Desenvolvimento, além de servidores-chave da diretoria em questão. Para conduzir a oficina, além do Prof. Marcelo Pereira, foi convidada a Sra. Haley Maria de Sousa Almeida, experiente profissional da área de gestão pública, profunda conhecedora da "Carta de Serviços". Nessa oficina foram repassados conhecimentos práticos para a confecção da carta e seus elementos.

Sra. Haley Almeida e Prof. Marcelo Pereira durante oficina de transmissão de conhecimentos.

Ambos os palestrantes repassando seus conhecimentos aos servidores da Presidência da República.
  

A Secretaria de Administração da Secretaria-Geral da Presidência da República
  
A Secretaria de Administração é responsável pelo suporte técnico-administrativo da Presidência de República. A Secretaria atua junto a onze órgãos essenciais (Secretaria-Geral, Casa Civil, Secretaria de Relações Institucionais, Secretaria de Comunicação Social, Secretaria de Assuntos Estratégicos, Gabinete Pessoal da Presidenta da República, Gabinete de Segurança Institucional, Secretaria de Políticas para as Mulheres, Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Secretaria de Direitos Humanos e Secretaria de Portos); um órgão integrante (Controladoria Geral da União); sete de assessoramento imediato à Presidenta da República (Advogado-Geral da União, Assessoria Especial da Presidenta da República, Conselho de Governo, Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Conselho Nacional de Política Energética e Conselho Nacional de Integração de Políticas de Transporte); dois órgãos de consulta da Presidenta (Conselho da República e Conselho de Defesa Nacional); a Comissão de Ética Pública, além de três residências oficiais e, supletivamente, a Vice-Presidência da República.

Também são atribuições da Secretaria de Administração executar as atividades de administração patrimonial e de suprimento, de telecomunicações e de publicação dos atos oficiais da Presidência da República e da Vice-Presidência da República; e supervisionar e coordenar as atividades de relações públicas na Presidência da República.

A Secretaria de Administração possui cinco diretorias. A Diretoria de Planejamento, Orçamento e Finanças é responsável pela elaboração, execução do orçamento, programação e execução financeira da Presidência da República e das entidades vinculadas ou supervisionadas. Cabe à Diretoria de Gestão de Pessoas coordenar atividades de integração, desenvolvimento, capacitação, formação, aperfeiçoamento, valorização e assistência à saúde dos servidores. É atribuição da Diretoria de Recursos Logísticos supervisionar e controlar a execução de licitações e contratos destinados à aquisição de bens patrimoniais permanentes e de consumo, de gêneros alimentícios e à contratação de obras e serviços, entre outros. Entre as tarefas da Diretoria de Tecnologia da Informação estão coordenar a política de tecnologia da informação, incluindo a segurança das informações eletrônicas. A Diretoria de Telecomunicações tem como competência supervisionar e administrar os recursos de telecomunicação, eletrônica e segurança eletrônica.


quarta-feira, 11 de julho de 2012

Reunião do GEQUAL, organizada pelo INDE


Foi realizada na data de hoje, 10/07/2012, a 168ª. Reunião do GEQUAL - Grupo Executivo da Qualidade, Saúde e Meio Ambiente, patrocinada pelo INDE - Instituto Nacional de Desenvolvimento e Excelência, com o Painel de Especialistas com o Tema: “Excelência de Gestão - Estado da Arte, no Clube Militar no Centro do Rio de Janeiro.


Estiveram presentes diversos representantes das organizações associadas ao GEQUAL, entre eles o Prof. Marcelo Pereira, como mostra a foto em seguida.







quarta-feira, 4 de julho de 2012

Treinamentos do Gespública

O Núcleo do Gespública no Rio de Janeiro, um dos mais atuantes núcleos do Brasil, realizou no dia 27 de junho p.p. o III Seminário do Gespública no Rio de Janeiro, relatando casos de sucesso de organizações do estado. Algumas organizações foram reconhecidas pelas suas ações durante o último ano nesse evento.

As organizações que desejarem receber o apoio do Núcleo do Gespública no Rio de Janeiro, que está ancorado na Secretaria de Desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro, para a capacitação de pessoal para a implementação do Gespública, podem fazê-lo, contatando-os. Caso desejem, façam contato comigo, que eu encaminho ao coordenador do núcleo no RJ.

Os treinamentos relativos ao Gespública, desde que conduzidos por profissionais habilitados, terão certificados oficiais emitidos pelo Gespública.

quarta-feira, 27 de junho de 2012

O Gespública e a Gestão do Atendimento


Em complementação a apresentação sobre o Gespública, divulgada na última postagem, foi feita em 26/06 outra apresentação, dessa vez falando sobre "A Gestão do Atendimento no Serviço Público", enfatizando a implementação da "Carta de Serviços ao Cidadão" (que foi instituída pelo Decreto 6932 de 11 de agosto de 2009).

A Carta de Serviços, é um documento elaborado por uma organização pública que visa informar aos cidadãos quais os SERVIÇOS prestados por ela, como ACESSAR e obter esses serviços e quais são os COMPROMISSOS e os PADRÕES DE ATENDIMENTO estabelecidos. É um excelente instrumento de "CONTROLE SOCIAL" e auxilia no cumprimento da Lei de Acesso a Informação.

As fotos foram tiradas durante o treinamento ministrado pelo Prof. Marcelo Pereira, no CTM-Farmanguinhos, da Fiocruz.

 
Fotos por Furio Devescovi

terça-feira, 26 de junho de 2012

O Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização - Gespública


O Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização, criado pelo Decreto nº 5.378 de 23 de fevereiro de 2005 é uma evolução histórica de diversas iniciativas do Governo. Em 1996 foi instituído o Programa de Qualidade e Participação na Administração Pública - QPAP que a partir de 2000 se transformou no Programa de Qualidade no Serviço Público - PQSP. Em 2005 se dá a união do PQSP com o Programa Nacional de Desburocratização, gerando o Gespública.

Com a missão de “Promover a gestão pública de excelência, visando contribuir para a qualidade dos serviços públicos prestados ao cidadão e para o aumento da competitividade do País”, o Gespública pretende que “até 2015, a excelência em gestão pública deverá ser um valor preservado pelas instituições públicas e requerido pelo cidadão.”


Fundamentado em um modelo de gestão (Modelo de Excelência em Gestão Pública – MEGP), o programa é público, isto é, orientado ao cidadão e respeitando os princípios constitucionais. É contemporâneo, por ser o estado-da-arte em gestão.

Os princípios constitucionais, contidos na constituição brasileira são:

1- Legalidade - Estrita obediência à lei. Não é possível ser excelente à revelia da lei;

2- Impessoalidade - A excelência em gestão pública é para todos. A cortesia, a rapidez no atendimento, a confiabilidade e o conforto são valores a serem agregados a todos os cidadãos indistintamente;

3- Moralidade - Pautar a gestão pública por um código moral - (Princípios morais de aceitação pública);

4- Publicidade - Todos os atos e fatos da administração pública são públicos. Este princípio é crítico para indução do Controle Social;

5- Eficiência - Se aplica a ações e atividades que gerem ou contribuam para o bem comum. Não trata a redução do custo a qualquer custo, ou qualidade a qualquer custo. Avalia a qualidade do resultado e a qualidade do gasto para o processo de produção.

Abordando esse tema, o Prof. Marcelo Pereira proferiu em 25/06 palestra para servidores de Farmanguinhos que desejavam conhecer mais sobre o Gespública, sua aplicação e os benefícios de sua implementação para as organizações a para os cidadãos e a sociedade.

Houve uma intensa participação dos presentes, que demonstraram bom conhecimento sobre a administração pública.

As seguintes fotos foram obtidas durante o evento.


  
  

sábado, 23 de junho de 2012

Fim da Rio+20? Um novo início?

Prezados;

Ontem foi o último dia da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, a Rio+20, e muitas pessoas disseram que a reunião não produziu os efeitos esperados, isto é, os compromissos firmados pelos chefes de estado participantes não chegaram nem perto do que seria necessário para "salvar" o nosso planeta.

Em parte concordo que muitos outros compromissos, mais impactantes, poderiam ter sido acordados entre os principais líderes mundiais, mas não podemos deixar de ressaltar que houve um grande esforço por parte dos negociadores e diplomatas responsáveis pelas discussões e, pelo menos, tivemos um documento, que a meu ver, é muito mais um ponto de partida do que um fim em si mesmo.

Gostei quando a presidenta do Brasil disse que os compromissos firmados seriam um patamar, um mínimo referencial e que cada nação poderia fazer muito mais do que ficou acordado nesse documento. Aguardo, com esperança, que o Brasil continue fazendo a sua parte e que os outros países do mundo também façam as deles.

Mas não devemos pensar que essa responsabilidade é apenas dos governantes ou dos governos, propriamente ditos. Tenho certeza que essa é uma responsabilidade coletiva, que eu poderia dividir em três partes:
A primeira é a do  próprio governo, que deverá desenvolver leis, cobrar suas aplicações, investir os recursos necessários e tudo o mais que está sob sua responsabilidade constitucional.
A segunda é da sociedade, cobrando das autoridades a ação do que lhe compete e, também, cobrando das empresas uma postura mais adequada em relação ao ambiente, as pessoas e aos recursos disponíveis. A sociedade cobra dos políticos através dos votos e da constante vigilância das suas ações e cobra das empresas exigindo produtos e serviços "sustentáveis", que preservem a relação emprego, recursos, ambiente e capital de forma equilibrada.
A terceira é dos empresários, isto é, das empresas, que deverá passar a operar de forma equilibrada e que hoje gostam de chamar de "economia sustentável".

Quanto a essa terceira parte das responsabilidades, gostaria de reforçar que o desafio das organizações sempre estará em se estabelecer um modelo de gestão, colaborativo, que possa abranger todas essas percepções e práticas relacionadas a sustentabilidade. Acredito ser possível que um modelo de gestão dê conta de todos os aspectos que hoje são exigência de todos. Grandes organizações já se preocupam em desenvolver modelos de gestão que englobem todos esses elementos e, por isso, aplicam em suas empresas,  entre outras práticas, as certificações ISO 9000 e ISO 14000. Muitas utilizam os modelos de excelência de gestão, que em seus critérios, incluem os elementos de sustentabilidade. Infelizmente, a maioria das empresas em nosso país ainda não estabeleceram modelos de gestão com esses compromissos inseridos neles. Assim, muito ainda deve ser feito para que sejamos, efetivamente, uma nação "preocupada" com o meio ambiente.

Quero, então, mais uma vez, dizer que todos somos responsáveis por esse novo ambiente sustentável e acredito, com certeza, que isso será possível se nos dedicarmos a gerenciar adequadamente nossas organizações em um novo modelo.

Pense nisso!

quinta-feira, 21 de junho de 2012

A Rio+20 e um Modelo de Gestão Empresarial

 
 
Em tempos de Rio+20, como podemos relacionar um Modelo de Gestão Empresarial com os requisitos para um desenvolvimento sustentável?

Acredito que uma das formas de preservar o meio ambiente para as próximas gerações é estabelecendo um modelo de gestão que entre outras atribuições, estabeleça os princípios e conceitos dos 3 "R´s" (Reduzir, Reutilizar, Reciclar).

Não pretendo falar, agora, de como deve ser esse modelo de gestão, mas por conta do momento propício, quero ressaltar a importância e a possibilidade de serem implementadas medidas responsáveis de gestão que irão impactar no meio ambiente.

Ao estabelecermos um modelo de gestão, baseado, se desejável, nos critérios de excelência hoje amplamente praticados por diversas empresas, podemos garantir que os elementos desejáveis para um desenvolvimento sustentável estejam inseridos nas práticas organizacionais.

Um importante elemento, quando falamos em preservação de recursos para as próximas gerações, é a implementação das práticas dos 3 "R´s". Assim, coloquei nas "Dicas do Prof. Marcelo Pereira" o que é essa prática e quais os benefícios para a sociedade, no caso de sua implementação, além de algumas informações relevantes sobre o tema.

Não deixe de consultar as "Dicas do Prof. Marcelo Pereira" e, também, "Palavras do Presidente" (com observações adicionais).

Boa leitura e boas novas práticas gerenciais!


O logotipo da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável - Rio+20 foi desenhado pela Unidade de Design Gráfico do Departamento da ONU de Informação Pública em Nova York.


sexta-feira, 25 de maio de 2012

Prof. Marcelo Pereira ministra treinamento para Ouvidores


No último dia 24/05, o Prof. Marcelo Pereira conduziu treinamento para um grupo de ouvidores de diversas organizações, em curso organizado pela Associação de Bancos do Estado do Rio de Janeiro.

Conduzindo o módulo de Gestão pela Qualidade, no Curso de Capacitação e Certificação em Gestão de Ouvidoria da ABERJ, ressaltou a importância da Ouvidoria no processo de melhoria dos processos e dos produtos das organizações, em benefício dos seus usuários.

Foto tirada durante o evento.

terça-feira, 22 de maio de 2012

Obrigado meu Pai!!!


Prezados amigos;

Sinto informar que na data de hoje perdi a pessoa que sempre serviu de exemplo para mim: meu pai.
A passagem dele já era esperada. Sofria há algum tempo e estava internado para que o sofrimento fosse minimizado. Mas a perda, por mais esperada que seja, sempre é muito dolorosa

Lembro de meu pai sempre vibrante. Uma pessoa que fazia de tudo para que tivéssemos uma boa vida. Tivemos uma vida sempre dura, mas não podemos negar que foi sempre uma boa vida. Boa porque sempre tivemos amor dos pais. Compreensão, ajuda, apoio. Meu pai, na suas lúcidas intervenções, sempre soube nos mostrar o caminho correto a ser trilhado. Honestidade, hombridade. Caráter, mesmo. Para ele, sempre fundamental. Não aceitava que as coisas não fossem feitas certas. Era o jeito dele. Acho que esse passou a ser meu jeito também. Como meu pai.

Nem sempre os filhos dão valor ao que os pais ensinam ou dizem, mas o tempo é capaz de confirmar tudo de forma contundente. Isso faz com que cresçamos. Dando cabeçada e aprendendo. Mas acho que com o meu pai, muita coisa foi facilitada. Seu jeito rigoroso de ser com certos valores, de alguma forma, me fez ser, desde cedo, muito mais consciente com muita coisa e, tenho certeza, me fez ser uma pessoa melhor em vários aspectos.

Hoje, no velório, vi o rosto sereno dele, de alguém que partiu e não deixou pendências. Que construiu para todos. O seu legado, com todos os seus valores, será perpetuado pelos filhos e netos. Fiquei muito triste. Muito, mesmo. Mas pelo que meu pai fez aqui na vida terrena, tenho certeza que ele será muito bem recebido na vida espiritual e isso me fez me sentir melhor.

Meu pai se foi fisicamente, mas, pelo homem que foi, nunca sairá da minha mente. Enfim, nunca me deixará.

Obrigado por tudo meu pai!

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Oportunidades de Qualificação no Exterior


Prezados Colegas;

Tenho certeza que um curso de especialização  ou de qualquer outra natureza, realizado no exterior, é um diferencial competitivo que o profissional pode oferecer quando participa de um processo seletivo para um novo emprego. Apesar de termos no Brasil diversos cursos reconhecidos como de excelência, a simples ida para outro país, alinhada a possibilidade de interagir com outras pessoas, com bagagem cultural e experiâncias diversas, permite que esse profissional em qualificação adquira muito mais do que o simples conhecimento apresentado durante o curso. Isso eu digo por experiência própria.

Tive a sorte de trabalhar em excelentes empresas no Brasil, mas, especificamente em uma delas, a Ishikawajima do Brasil Estaleiros S.A., tive a oportunidade de me qualificar no Japão. Fui me especializar por interesse da empresa e depois disso, já participei de outras duas especializações naquele país. Todo o conhecimento adquirido, mais a possibilidade de ter convivido com pessoas de países das Américas, Asia, Europa, Africa e Oceania me propiciaram uma visão diferenciada de como abordar as situações que enfretaria no futuro.

Assim, recomendo a todos que busquem oportunidades de treinamento no exterior, pois, certamente, esses cursos contribuirão decisivamente para o seu crescimento profissional e lhe darão destaque no mercado de trabalho, que hoje é muito competitivo.

Entre os diversos treinamentos disponíveis no momento, recomendo os que são conduzidos pela HIDA-AOTS. São treinamentos gerenciais de duração variável (duas ou três semanas), realizados no Japão, com parte dos custos subsidiados pelo governo japonês. Informações adicionais podems ser obtidas em: http://aotsrio.blogspot.com .

Boa sorte!

domingo, 13 de maio de 2012

Feliz Dia das Mães (republicação a pedidos)


Falar sobre mães sempre é um exercício de lembrança de muitos anos de devoção e sacrifício delas em prol dos filhos. Falo isso porque tenho uma mãe que dedicou toda a sua vida pelos seus quatro filhos. Ela colocou na cabeça que tinha que ter todos os filhos com curso superior e que daria tudo e faria de tudo para isso. Se sacrificou, mesmo. Trabalhava em casa, fazendo qualquer coisa que desse para ganhar algum dinheirinho a mais para poder usar com os filhos. Para comprar alguma roupa, algum livro, material didático até algum brinquedo.


Nossa família não era pobre, mas tínhamos muita limitação de recursos. Meu pai trabalhava muito e nos dava um sustento digno, mas era difícil o "algo mais". Essa era a parte da minha mãe.


E disso fazia parte um amor e carinho incondicional. Muitas preocupações, noites sem dormir cuidando dos filhos doentes. Eu sempre digo que hoje estou vivo por causa da minha mãe. Com 10 anos de idade tive uma doença infecciosa que só foi curada porque minha mãe se doou por mim. Vinte e quatro horas por dia até todos os exames dizerem que eu estava curado. É possível não amar uma mãe como essa? Todos os meus irmãos também a amam. Uma mulher guerreira. Batalhadora de verdade. Uma ursa quando era para defender os filhos. Um lindo passarinho quando vinha com cuidado nos alimentar na boca. Hoje meu pai está muito doente. Câncer. Terminal. Minha mãe cuida dele diuturnamente como se fosse a sua própria mãe. O instinto dela, por mais doloroso e cansativo que seja, não a deixa parar de cuidar.
Essa é minha mãe. Acho que igual a muitas outras mães por aí, capazes de até darem sua vida pelos seus filhos, pelos seus amores. Assim, faço da minha mãe a "Mãe do Ano". De todos os anos. Como a mãe de todos nós. 


Não quis simplesmente enviar uma mensagem de "Dia das Mães" como todos mandam. Palavras bonitas, mas superficiais. Quis dar um depoimento verdadeiro do que é ser mãe. Mas é óbvio que ela merece todas as palavras bonitas que puderem ser ditas. Até as superficiais. Afinal, mãe merece tudo! 

Feliz "Dia das Mães" para a minha mãe e todas as mães como a minha. Igualzinha a de vocês.

 Essa foto eu tirei hoje com a minha mãe enquanto visitava meu pai no hospital.

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Feliz Dia das Mães


Falar sobre mães sempre é um exercício de lembrança de muitos anos de devoção e sacrifício delas em prol dos filhos. Falo isso porque tenho uma mãe que dedicou toda a sua vida pelos seus quatro filhos. Ela colocou na cabeça que tinha que ter todos os filhos com curso superior e que daria tudo e faria de tudo para isso. Se sacrificou, mesmo. Trabalhava em casa, fazendo qualquer coisa que desse para ganhar algum dinheirinho a mais para poder usar com os filhos. Para comprar alguma roupa, algum livro, material didático até algum brinquedo. 

Nossa família não era pobre, mas tínhamos muita limitação de recursos. Meu pai trabalhava muito e nos dava um sustento digno, mas era difícil o "algo mais". Essa era a parte da minha mãe. 

E disso fazia parte um amor e carinho incondicional. Muitas preocupações, noites sem dormir cuidando dos filhos doentes. Eu sempre digo que hoje estou vivo por causa da minha mãe. Com 10 anos de idade tive uma doença infecciosa que só foi curada porque minha mãe se doou por mim. Vinte e quatro horas por dia até todos os exames dizerem que eu estava curado. É possível não amar uma mãe como essa? Todos os meus irmãos também a amam. Uma mulher guerreira. Batalhadora de verdade. Uma ursa quando era para defender os filhos. Um lindo passarinho quando vinha com cuidado nos alimentar na boca. Hoje meu pai está muito doente. Câncer. Terminal. Minha mãe cuida dele diuturnamente como se fosse a sua própria mãe. O instinto dela, por mais doloroso e cansativo que seja, não a deixa parar de cuidar. 

Essa é minha mãe. Acho que igual a muitas outras mães por aí, capazes de até darem sua vida pelos seus filhos, pelos seus amores. Assim, faço da minha mãe a "Mãe do Ano". De todos os anos. Como a mãe de todos nós. 

Não quis simplesmente enviar uma mensagem de "Dia das Mães" como todos mandam. Palavras bonitas, mas superficiais. Quis dar um depoimento verdadeiro do que é ser mãe. Mas é óbvio que ela merece todas as palavras bonitas que puderem ser ditas. Até as superficiais. Afinal, mãe merece tudo! 

Feliz "Dia das Mães" para a minha mãe e todas as mães como a minha. Igualzinha a de vocês.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Reunião do GEQUAL em Furnas


Foi realizada na data de hoje a reunião do Grupo Execituvo da Qualidade - GEQUAL na sede de Furnas. 

O GEQUAL, criado pela UBQ-RJ mas que hoje funciona autonomamente, é um grupo de troca de conhecimentos e experiências entre grandes empresas brasileiras. 

Fazem parte do grupo as seguintes prestigiadas organizações: ALCOA, AMIL, AOTS Alumni do Rio de Janeiro, Atlas Schindler, Banco do Brasil, BIODERM, BR Distribuidora, BROMBERG, Carioca Christiani Nielsen Engenharia, Casa da Moeda do Brasil, Caixa Econômica Federal, Centro para Inovação e Competitividade, COMLURB, Controles Gráficos Daru, Correios, FIOCRUZ, FIRJAN, FURNAS, GERDAU, HEMORIO, Hime Informática, Instituto Militar de Engenharia, INDE, INMETRO, PETROBRAS, PLASTLAB, Programa Qualidade Rio, PUC-Rio, SERASA, SERPRO, Secretaria de Estado de Saúde, Sul América Seguros, TEADIT, UBQ-RJ e White Martins. 

Furnas, que acolheu o grupo, falou sobre a sua experiência na implementação do sistema SAP-ERP, integrando toda a organização e como foi o desafio para alcançar os objetivos do projeto de implantação. 

Vale destacar que o sucesso do projeto só foi possível por conta do total apoio recebido por parte da alta administração e que, dos custos de implantação, que chegaram próximos aos cem milhões de reais, 40% corresponderam ao sistema propriamente dito e pelo menos 10% foram aplicados em treinamento e qualificação de pessoal, multiplicadores e consultores, o que mostra a importância da capacitação em projetos de grande porte como esse. 

Na foto, representantes de empresas do GEQUAL no evento, entre eles o Prof. Marcelo Pereira.


quarta-feira, 25 de abril de 2012

Nem Barcelona, nem Real Madri


Nosso ex-Presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, gostava muito de utilizar o futebol como uma forma de explicar certas situações durante suas falas. Permitam-me que eu faça o mesmo, só que em relação ao tema que tenho me debruçado ultimamente: Gestão.

Na atual Eurocopa, tivemos duas semi-finais onde os favoritíssimos eram, em uma delas o imbatível time do Barcelona, contra o Chelsea e em outra o time de maior valor de mercado, o Real Madrid, contra o Bayern de Munique. Costumo ouvir rádio quando me desloco de carro e ouvia todos os comentaristas esportivos dizendo que não havia dúvida quanto aos clubes que estariam na final: Barcelona e Real Madrid. Pelo histórico de ambos e pela forma como jogam. Diziam: "São imbatíveis e na Europa, atualmente, não existem equipes melhores".

Surpreendentemente, o Barcelona, que para alguns é "o melhor time do mundo", perdeu a primeira partida na Inglaterra e não passou de um empate na Espanha, sendo que o melhor jogador do mundo perdeu até uma penalidade máxima e o Real Madri foi para a decisão da vaga nos pênaltis e o jogador mais caro do mundo perdeu a sua cobrança. A final da Eurocopa será entre Chelsea e Bayern. Ponto final. Qual será o campeão? Tanto faz.

Fazendo uma análise dessa inusitada situação, que lições podemos tirar para o mundo corporativo? Vou colocar algumas frases que podem definir bem esse momento:

1º) Nunca despreze seus concorrentes;
Em um mercado concorrencial, não pense que o fato de ser reconhecido como de excelência lhe garantirá o mercado de sempre, tão pouco que ainda poderá tirar-lhes mais fatias do mercado. O jogo não está ganho antes jogá-lo.

2º) Estude seus concorrentes profundamente;
É fundamental conhecer as práticas empresariais do concorrente para poder avaliar como se comportar diante das possíveis atitudes que vierem a ser tomadas por eles. Procure conhecer cada parte de seu concorrente para estar pronto caso ele, abruptamente, mude a forma de concorrer no mercado e você esteja pronto para criar as barreiras nnecessárias. Em um jogo com um adversário difícil, muitas vezes a equipe muda a forma de jogar para garantir o resultado naquele momento.

3º) Não duvide da sua capacidade mas não se fie apenas nela;
Sempre devemos acreditar que somos capazes de fazer ou conseguir algo, mas não podemos nos limitar a capacidade instalada. Devemos ampliar nossos conhecimentos para que possamos ampliar nossa capacidade. Muitas organizações tem a certeza que já detém todo o conhecimento necessário para se manterem no topo e é essa certeza que pode levar a organização ao insucesso. Temos que estar prontos para promover mudanças rápidas ou drásticas e só adquirindo, constantemente, novos conhecimentos seremos capazes de fazê-lo. Não é porque o time é favorito que ele vai, simplesmente, comandar o jogo.

4º) Não se afobe diante das dificuldades;
Muitas vezes encontramos dificuldades no nosso dia-a-dia. Devemos estar preparados para situações como essas, sempre. Muitos falam em ser resilientes. Aguentarem as adversidades. Conhecendo nossas habilidades e todas as capacidades do adversário, somos capazes de identificar caminhos alternativos.

5º) Não acredite que tudo será muito fácil pelo passado vivido;
Cada vez mais, a concorrência é maior. Só olhando para o futuro, agregando novos conhecimentos e valores é que estaremos preparados para sobrevivermos em longo prazo. Campeonatos anteriores não garantem novos campeonatos.

6º) Se prepare para as adversidades que, certamente, virão;
Se estivermos preparados, conseguiremos ultrapassar mais facilmente as dificuldades. Isso é possível com desenvolvimento constante, introdução de novas tecnologias, qualificação profissional ininterrupta e a certeza da necessidade de mudança, o tempo todo. Temos que estar preparados para atuar fora das condições ideais que projetos. Quantos bons times perdem seus jogos pois o jogaram em campos ruins e não estavam preparados para isso?

7º) Se invente a cada dia;
Sob uma forte liderança, seremos capazes de introduzir uma cultura de mudança e preparação para evitarmos situações adversas. A liderança é o exemplo para que todos se reposicionem e entendam que não existe o sucesso para sempre, e é ela que deve deixar claro que o sucesso se dará por conta de um trabalho em equipe. Empoderada para tomar as decisões alinhadas aos objetivos organizacionais. Que essa liderança faça tudo com transparência e participação. É importante lembrar que não podemos basear toda a atividade da organização em apenas uma pessoa. Só o craque, o "capitão" do time, nem sempre resolve o jogo.

Muito mais pode ser dito em relação a gestão organizacional, fazendo comparação com esse evento de futebol, mas me limito a essas poucas observações.

Quer o sucesso? Não pare de se desenvolver. Nunca!


segunda-feira, 16 de abril de 2012

Prof. Marcelo é eleito para o CD/Far


No último dia 11 de abril, após uma disputa acirradíssima, o Prof. Marcelo Pereira foi eleito um dos 4 (quatro) representantes universais dos servidores para o Conselho Deliberativo do Instituto de Tecnologia em Fármacos - Farmanguinhos.

Farmanguinhos é uma das unidades técnico-científicas da Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ, que é a maior instituição de pesquisa na área da saúde da América Latina.

Farmanguinhos produz medicamentos para o Ministério da Saúde, entre eles alguns de grande importância para o Programa Brasileiro de AIDS, como o Efavirenz, um anti-retroviral que teve licença compulsória determinada pelo governo brasileiro e foi produzido pela unidade, gerando, na época, uma economia de aproximadamente R$ 400.000.000,00.

O CD/Far é um órgão de normatização e deliberação, além de ser uma instância superior de recursos da instituição. Subordinado apenas a Assembléia Geral, está, hierarquicamente, acima da diretoria executiva e, assim, é de grande importância para o sucesso da instituição e o cumprimento de sua missão institucional.

A homologação dos eleitos ocorreu em 17 de abril de 2012, a posse em 02 de maio de 2012 e o mandato será de dois anos.

Para o Prof. Marcelo Pereira, apesar do compromisso de representar os anseios de todos os servidores de Farmanguinhos, o seu maior compromisso será com a sociedade que, em última instância, é o beneficiário final da atuação da instituição.

segunda-feira, 26 de março de 2012

Petrobras abre novo processo seletivo para 1.521 vagas

Gostaria de divulgar a seguinte informação sobre o concurso para a Petrobras:
 
Inscrições serão abertas no dia 27/03. Remuneração mínima inicial varia de R$ 1.994,30 a R$ 6.883,05

A Petrobras lançou na quinta-feira (22/03) novo processo seletivo para preenchimento de 1.521 vagas em todo o país. Do total, 874 vagas são para o nível médio (31 cargos em 24 localidades diferentes) e 647 para o nível superior (29 cargos, com possibilidade de trabalho em qualquer unidade da Federação).

As inscrições serão abertas em 27 de março e vão até 11 de abril pelo site da Fundação Cesgranrio (
www.cesgranrio.org.br) ou nos postos credenciados. O edital pode ser consultado no site da Petrobras (www.petrobras.com.br) ou no da Fundação Cesgranrio.

A taxa de inscrição é de R$ 35 para o nível médio e R$ 50 para o nível superior. As provas são objetivas e estão previstas para serem realizadas em 6 de maio de 2012. Para o cargo de advogado(a) júnior, haverá ainda prova discursiva. Para os cargos de inspetor(a) de segurança interna júnior e técnico(a) de perfuração e poços júnior também serão realizados exames de capacitação física.

Dentre os cargos com maior número de vagas disponíveis, estão técnico(a) de operação júnior e técnico(a) de administração e controle júnior, para o nível médio, e engenheiro(a) de equipamentos júnior - mecânica e administrador júnior para o nível superior. A remuneração mínima inicial varia de R$ 1.994,30 a R$ 2.896,02 para cargos de nível médio e R$ 6.388,31 a R$ 6.883,05 para cargos de nível superior. A Petrobras também oferece uma série de benefícios, como previdência complementar, plano de saúde (médico, hospitalar, odontológico, psicológico e benefício farmácia) e benefícios educacionais para dependentes, entre outros.

O concurso tem validade de seis meses, podendo ser prorrogado por igual período.

Até o final de 2015, a Petrobras pretende atingir um efetivo de 76 mil empregados - um aumento de aproximadamente 30% em relação ao efetivo atual, que é de cerca de 58.500 empregados. Deverão ser admitidos nos próximos quatro anos mais de 22 mil pessoas para dar suporte aos projetos previstos no Plano de Negócios da companhia.


Desejo boa sorte a todos!

quarta-feira, 21 de março de 2012

Recomendação de Cursos no Japão


Recomendo a participação em cursos promovidos pela AOTS Alumni do Rio de Janeiro e a The Association for Overseas Technical Scholarship - AOTS do Japão.

Quatro deles estão com inscrições abertas e parte dos custos são subsidiados pelo governo japonês, de forma que o investimento para participação é bastante reduzido.

Os treinamentos disponíveis são: The Training Course on Solving Human & Organizational Problems [SHOP] (de 23 de maio a 12 de junho de 2012), The Practical Improvement Program for Factories [PIPF] (de 11 a 22 de junho de 2012), The Program for Quality Management Promotion [PQMP] (de 14 de junho a 04 de julho de 2012), e The Executive Program on Corporate Management [EPCM] (de 23 de julho a 03 de agosto de 2012).

Devido ao número limitadíssimo de vagas, sugiro aos interessados que façam sua inscrição com rapidez. Informações adicionais podem ser obtidas em http://aotsrio.blogspot.com e http://treinamentoaots.blogspot.com ou pelo e-mail aotsrio@ymail.com .

Esses treinamentos eu recomendo!

Treinamento ABO


O Prof. Marcelo Pereira ministrou o módulo de Gestão pela Qualidade e Ouvidoria no 14º Curso Oficial de Ouvidoria/Ombudsman da ABO/RJ para a Capacitação e Certificação de Ouvidores de Organizações Públicas e Privadas, em uma turma composta de 38 alunos vindos de todas as partes do país.

Com um perfil bastante participativo, os alunos da turma discutiram ativamente sobre o tema e o seu impacto na vida do Ouvidor.

Mais uma vez, o curso organizado pela Associação Brasileira de Ouvidores, seção Rio de Janeiro, demonstra a sua importância no contexto atual e sinaliza para mais um resultado de sucesso.

As fotos em seguida mostram o Prof. Marcelo em atuação e o interesse da turma no tema.





domingo, 11 de março de 2012

Homenagem ao Povo Japonês

Hoje completa um ano de um dos maiores desastres naturais ocorridos no Japão. Um grande terremoto seguido de um tsunami causaram a perda de muitas vidas e uma grande destruição na costa nordeste do país, causando impactos muito grandes na vida de todos os moradores da região.

Nesse momento, é muito importante ser solidário ao povo que ainda chora pelos entes desaparecidos, mas de uma forma que deve ser destacada, devemos ressaltar a força e a dedicação desse mesmo povo no árduo trabalho de reconstruir a região destruida e deixar para trás essa grande tragédia.

Desejamos que esse espírito de solidariedade se mantenha de forma que em pouco tempo, tudo tenha voltado ao normal e que todos possam viver bem as suas vidas.

Boa sorte a todos! Gambatte!!


quinta-feira, 8 de março de 2012

Feliz Dia Internacional das Mulheres

Gostaria de expressar minha sincera homenagem as mulheres com esta carta escrita em 1995 pelo Papa João Paulo II.


Obrigado a ti, mulher!

Obrigado a ti, mulher-mãe, que te fazes ventre na alegria e no sofrimento de uma experiência única: que te tornas o sorriso de Deus pela criatura que é dada à luz; que te fazes guia dos seus primeiros passos, amparo do seu crescimento, ponto de referência por todo o caminho da vida.

Obrigado a ti, mulher-esposa, que unes irrevogavelmente o teu destino ao de um homem, numa relação de recíproco dom, a serviço da comunhão da vida.

Obrigado a ti, mulher-filha e mulher-irmã, que levas ao núcleo familiar e à vida social, a tua sensibilidade, intuição, generosidade e constância.

Obrigado a ti, mulher-trabalhadora, empenhada na vida social, econômica, artística e política, pela contribuição indispensável que dás à elaboração de uma cultura capaz de conjugar razão e sentimento e a uma concepção da vida sempre aberta ao sentido do “mistério”.

Obrigado a ti, mulher-consagrada, que, a exemplo da maior de todas as mulheres, a mãe de Cristo, te abres com docilidade e fidelidade ao amor de Deus, ajudando a Igreja e a humanidade inteira a viver para com Deus uma resposta “esponsal”, que exprime a comunhão que ele quer estabelecer com sua criatura.

Obrigado a ti, mulher, pelo simples fato de seres mulher! Com a percepção que é própria da tua feminilidade, enriqueces a compreensão do mundo e contribuis para a verdade plena das relações humanas.

PARABÉNS A TODA AS MULHERES!

domingo, 29 de janeiro de 2012

Prof. Marcelo Pereira representa América Latina na 9ª Reunião da WNF no Nepal

Entre os dias 15 e 17 de dezembro passados, o Prof. Marcelo Pereira participou da 9ª Reunião do Comitê Executivo do WNF (Rede de Amizade Mundial) em Kathmandu, no Nepal.
Nesse evento foram tratadas as formas de gerenciamento dos recursos do fundo para o próximo ano fiscal.

Foto Oficial do Comitê Executivo do WNF e secretariado


Prof. Marcelo recebendo homenagem.


Durante o evento o Prof. Marcelo falou sobre as atividades na América Latina.


Representantes da Bulgária, Tailândia, Paquistão e do Brasil (Prof. Marcelo).


Oportunamente serão divulgadas mais informações sobre o evento e os benefícios que virão para o Brasil e profissionais brasileiros.