quinta-feira, 21 de junho de 2012

A Rio+20 e um Modelo de Gestão Empresarial

 
 
Em tempos de Rio+20, como podemos relacionar um Modelo de Gestão Empresarial com os requisitos para um desenvolvimento sustentável?

Acredito que uma das formas de preservar o meio ambiente para as próximas gerações é estabelecendo um modelo de gestão que entre outras atribuições, estabeleça os princípios e conceitos dos 3 "R´s" (Reduzir, Reutilizar, Reciclar).

Não pretendo falar, agora, de como deve ser esse modelo de gestão, mas por conta do momento propício, quero ressaltar a importância e a possibilidade de serem implementadas medidas responsáveis de gestão que irão impactar no meio ambiente.

Ao estabelecermos um modelo de gestão, baseado, se desejável, nos critérios de excelência hoje amplamente praticados por diversas empresas, podemos garantir que os elementos desejáveis para um desenvolvimento sustentável estejam inseridos nas práticas organizacionais.

Um importante elemento, quando falamos em preservação de recursos para as próximas gerações, é a implementação das práticas dos 3 "R´s". Assim, coloquei nas "Dicas do Prof. Marcelo Pereira" o que é essa prática e quais os benefícios para a sociedade, no caso de sua implementação, além de algumas informações relevantes sobre o tema.

Não deixe de consultar as "Dicas do Prof. Marcelo Pereira" e, também, "Palavras do Presidente" (com observações adicionais).

Boa leitura e boas novas práticas gerenciais!


O logotipo da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável - Rio+20 foi desenhado pela Unidade de Design Gráfico do Departamento da ONU de Informação Pública em Nova York.


Nenhum comentário: