A Diretoria de Gestão de Pessoas,
da Secretaria de Administração da Secretaria-Geral da Presidência da República
realiza, periodicamente, ciclo de palestras estratégicas para todas as pessoas
lotadas na Presidência da República e para convidados de outras organizações. Uma
das finalidades desta etapa do ciclo de debates é entender como melhorar o
desempenho organizacional e os processos de trabalho, como atingir melhores
resultados pelo gerenciamento de processos e a divulgação dos padrões de
serviços, estando a temática alinhada à estratégia de construção de um modelo
de gestão humanizado, participativo e transparente na Presidência da República.
Desta vez, em 27 de julho p.p.,
foi desenvolvido um "Painel de Debate sobre Gestão de Processos e a Carta
de Serviços". Palestraram o Prof. Annibal Affonso Neto, que falou sobre
"Gestão por Processos – uma
abordagem estratégica e aplicada", o coordenador geral de Administração
Geral da PR, Sr. Marcelo Seferin Pontes, que mostrou "A Prática de Melhoria de Processos na SA/SG/PR – a aplicação no
processo de almoxarifado e patrimônio" e, para concluir, o Prof.
Marcelo Rodrigues Pereira falou sobre a "Carta de Serviços ao Cidadão". A palestra do Prof. Marcelo
Pereira foi a conclusão das duas apresentações anteriores. Após todas as
apresentações aconteceu uma sessão de perguntas aos palestrantes.
Prof. Marcelo Pereira conduzindo sua apresentação para uma platéia muito atenta e participativa.
A Carta de Serviços é um
excelente instrumento de controle social. A Carta de Serviços é um documento elaborado por uma organização pública
que visa informar aos cidadãos quais os serviços prestados por ela, como acessar
e obter esses serviços e quais são os compromissos e padrões de atendimento estabelecidos.
Sua criação e fruto do Decreto nº 6932 de 11 de agosto de 2009, além de
atender a Lei nº 12.527 de 18 de novembro de 2011 e ao Decreto nº
7.724 de 16 de maio de 2012 (Lei da Acesso a Informação).
A Carta de Serviços tem por
finalidade:
Ø
Melhorar a relação da Administração Pública com
os cidadãos.
Ø
Divulgar os serviços prestados pelas
organizações públicas com os seus compromissos de atendimento para que sejam
amplamente conhecidos pela sociedade.
Ø
Fortalecer a confiança e a credibilidade da
sociedade na administração pública quando esta percebe uma melhora contínua em
sua eficiência e eficácia.
Ø
Garantir o direito do cidadão para receber
serviços em conformidade com as suas necessidades.
Falando na abertura do evento o Secretário
de Administração, Sr. Valdomiro Luis de Sousa destacou a importância das
palestras e da utilização do conhecimento para a melhoria das práticas gerenciais
na Secretaria. Estavam presentes, também, a Sra. Selma Tereza de Castro Roller
Quintella, Diretora de Gestão de Pessoas e a Sra. Celina Romagnolli Dantas, Coordenadora-Geral
de Desenvolvimento da Gestão de Pessoas.
Mesa de abertura do evento com a participação do Secretário de Administração, Sr. Valdomiro Luis de Sousa
Destaco o valor da participação
das autoridades em todo o evento, que reforça a real importância dada às ações
desenvolvidas na Secretaria.
Na parte da tarde, foi
desenvolvida uma oficina, onde foram aprofundados os conceitos e mecanismos
para a implementação da "Carta de Serviços ao Cidadão". Estiveram
presentes a Diretora de Gestão de Pessoas e a Coordenadora de Desenvolvimento,
além de servidores-chave da diretoria em questão. Para conduzir a oficina, além
do Prof. Marcelo Pereira, foi convidada a Sra. Haley Maria de Sousa Almeida,
experiente profissional da área de gestão pública, profunda conhecedora da
"Carta de Serviços". Nessa oficina foram repassados conhecimentos
práticos para a confecção da carta e seus elementos.
Sra. Haley Almeida e Prof. Marcelo Pereira durante oficina de transmissão de conhecimentos.
Ambos os palestrantes repassando seus conhecimentos aos servidores da Presidência da República.
A Secretaria de Administração da Secretaria-Geral
da Presidência da República
A Secretaria de Administração é
responsável pelo suporte técnico-administrativo da Presidência de República. A
Secretaria atua junto a onze órgãos essenciais (Secretaria-Geral, Casa Civil,
Secretaria de Relações Institucionais, Secretaria de Comunicação Social,
Secretaria de Assuntos Estratégicos, Gabinete Pessoal da Presidenta da
República, Gabinete de Segurança Institucional, Secretaria de Políticas para as
Mulheres, Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Secretaria
de Direitos Humanos e Secretaria de Portos); um órgão integrante (Controladoria
Geral da União); sete de assessoramento imediato à Presidenta da República
(Advogado-Geral da União, Assessoria Especial da Presidenta da República,
Conselho de Governo, Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, Conselho
Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Conselho Nacional de Política
Energética e Conselho Nacional de Integração de Políticas de Transporte); dois
órgãos de consulta da Presidenta (Conselho da República e Conselho de Defesa
Nacional); a Comissão de Ética Pública, além de três residências oficiais e,
supletivamente, a Vice-Presidência da República.
Também são atribuições da
Secretaria de Administração executar as atividades de administração patrimonial
e de suprimento, de telecomunicações e de publicação dos atos oficiais da
Presidência da República e da Vice-Presidência da República; e supervisionar e
coordenar as atividades de relações públicas na Presidência da República.
A Secretaria de Administração
possui cinco diretorias. A Diretoria de Planejamento, Orçamento e Finanças é
responsável pela elaboração, execução do orçamento, programação e execução
financeira da Presidência da República e das entidades vinculadas ou
supervisionadas. Cabe à Diretoria de Gestão de Pessoas coordenar atividades de
integração, desenvolvimento, capacitação, formação, aperfeiçoamento,
valorização e assistência à saúde dos servidores. É atribuição da Diretoria de
Recursos Logísticos supervisionar e controlar a execução de licitações e
contratos destinados à aquisição de bens patrimoniais permanentes e de consumo,
de gêneros alimentícios e à contratação de obras e serviços, entre outros.
Entre as tarefas da Diretoria de Tecnologia da Informação estão coordenar a
política de tecnologia da informação, incluindo a segurança das informações
eletrônicas. A Diretoria de Telecomunicações tem como competência supervisionar
e administrar os recursos de telecomunicação, eletrônica e segurança eletrônica.
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