domingo, 30 de março de 2014

Prof. Marcelo conduz apresentação no Curso Oficial de Ouvidoria da Associação Brasileira de Ouvidores

Na semana de 24 a 28 de março foi realizado mais um Curso Oficial para a Formação de Ouvidores, que é regularmente organizado pela Associação Brasileira de Ouvidores - Seção Rio de Janeiro e que teve entre seus participantes ouvidores de todo o Brasil. O Prof. Marcelo conduziu a apresentação sobre "Gestão pela Qualidade e Ouvidoria".

 

Fotos tiradas durante o evento


segunda-feira, 24 de março de 2014

Dia Mundial da Água


O Dia Mundial da Água foi criado pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas através da resolução A/RES/47/193 de 21 de Fevereiro de 1993,1 declarando todo o dia 22 de Março de cada ano como sendo o Dia Mundial das Águas (DMA), para ser observado a partir de 1993, de acordo com as recomendações da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento contidas no capítulo 18 (Recursos hídricos) da Agenda 21.

Nesse período vários Estados foram convidados, como se fosse mais apropriado no contexto nacional, a realizar no Dia, atividades concretas que promovam a conscientização pública através de publicações e difusão de documentários e a organização de conferências, mesas redondas, seminários e exposições relacionadas à conservação e desenvolvimento dos recursos hídricos e/ou a implementação das recomendações proposta pela Agenda 21. A cada ano, uma agência diferente das Nações Unidas produz um kit para imprensa sobre o DMA que é distribuído nas redes de agências contatadas. Este kit tem como objetivos, além de focar a atenção nas necessidades, entre outras, de:
-Tocar assuntos relacionados a problemas de abastecimento de água potável;
-Aumentar a consciência pública sobre a importância de conservação, preservação e proteção da água, fontes e suprimentos de água potável;
-Aumentar a consciência dos governos, de agências internacionais, organizações não-governamentais e setor privado;

Os temas dos DMA ao longo dos anos foram:
2014: Água e Energia
2013: Cooperação pela água2
2012: Água e segurança alimentar
2011: Água para cidades: respondendo ao desafio urbano
2010: Água limpa para um mundo saudável
2009: Águas Transfronteiriças: a água da partilha, partilha de oportunidades.
2008: Saneamento
2007: Lidando com a escassez de água
2006: Água e cultura
2005: Água para a vida
2004: Água e desastres
2003: Água para o futuro
2002: Água para o desenvolvimento
2001: Água e saúde
2000: Água para o século XXI
1999: Todos vivem rio abaixo
1998: Água subterrânea: o recurso invisível
1997: Águas do Mundo: há suficiente?
1996: Água para cidades sedentas
1995: Mulheres e Água
1994: Cuidar de nossos recursos hídricos é função de cada um.

Um grande desafio para toda a sociedade, incluindo as pessoas, empresas e os governos, é preservar os recursos hídricos disponíveis para dessedentação e agricultura, principalmente. A manutenção da potabilidade é de grande responsabilidade de todos: da população e das indústrias, ao evitar a poluição dos mananciais e cursos de água potável e dos governos em fiscalizar e cuidar da manutenção dessas águas. Apesar de se dizer que a água potável é limitada, o que é verdade, ela é suficiente para todos. O problema é a distribuição e a forma de uso. Algumas regiões têm escassez e outras abundância. Em alguns lugares, a degradação ambiental é tão grande que a poluição está inviabilizando o acesso a água potável para a população, principalmente em países pobres que não tem recurso para o tratamento de seus esgotos e efluentes. Situações como essa requererão ações de curto a médio prazo de forma a evitarmos sequelas irreversíveis para essas populações.

Alguns países, como o Brasil, que dependem da água para o seu desenvolvimento precisam reavaliar, totalmente, os seus planos relacionados a água e energia. Em um país onde a geração de energia está ligada diretamente a disponibilização de recursos hídricos, a sua escassez impacta, diretamente, o progresso do país.

A água é um bem muito importante que todos devemos cuidar!

sexta-feira, 21 de março de 2014

Ayrton Senna: Exemplo de dedicação

O GOOGLE substituiu o logotipo de sua página de buscas nesta sexta-feira, 21/03 em homenagem ao aniversário do piloto brasileiro Ayrton Senna, morto em um trágico acidente no Grande Prêmio de San Marino, na Itália, em 1994. Lenda das pistas e ídolo nacional, o tricampeão de Fórmula 1 completaria 54 anos nesta sexta.Também chamado de doodle, o logotipo mostra um desenho estilizado do rosto de Senna e uma bandeira nas cores verde e amarelo (Fonte: G1).
Doodle do Google homenageia Ayrton Senna (Foto: Reprodução/Google)
Ayrton Senna era a melhor coisa que acontecia aos domingos. Tínhamos a certeza de que ele seria, no mínimo, aguerrido. Brigaria cada segundo pela vitória, sempre focado e comprometido com o resultado. Nos representava e era nosso exemplo. 
Nunca é demais lembrar que ele era o nosso exemplo porque ele representava tudo aquilo que acreditávamos. De que temos valores e que devemos honrar esses valores. Algo que sentimos muita falta nesses dias. Vivemos de exemplo e, por isso, não deixamos de sentir a falta do Ayrton. Mas devemos aprender com o que ele fez e reproduzir isso no nosso dia-a-dia.
Vamos ser éticos, honestos, batalhadores, amigos, esforçados, conscientes, focados no resultado. Vamos ser exemplo para os nossos filhos, nossos familiares e nossos companheiros de empresa e assim estaremos reverenciando a memória do nosso eterno campeão.
Parabéns! Ayrton Senna do Brasil!

segunda-feira, 17 de março de 2014

2014: Um Ano de Muitas Atividades

Passado o carnaval, muitos dizem que o ano de trabalho começa efetivamente agora. Isso, agora, já não é tão importante. De qualquer forma, neste ano teremos pouco tempo para realizarmos todos os projetos que planejamos, quer seja para atingir nossos objetivos pessoais de vida ou para atingir os objetivos de nossas empresas.

Neste ano teremos uma série de recessos e atividades que podem comprometer o atingimento de nossos objetivos, sem falar do carnaval que já passou: feriados de diversas naturezas, a copa do mundo de futebol, com várias datas estabelecidas como feriado e as eleições para presidente, governadores, senadores e deputados, cuja movimentação para o pleito começa muito antes da data da eleição. Todas essas atividades requererão muita energia por parte de todos, pois se terá menos tempo para se fazer a mesma coisa. Todos terão que se superar.

Não vejo essa superação necessária como sendo um problema, principalmente para os profissionais e empresas bem qualificadas. Esse diferencial que têm permite um desempenho capaz de atender às necessidades exigidas. No meu ponto de vista, essa qualificação diferenciada se dá (e se deu) por conta de um contínuo esforço de aperfeiçoamento, através de treinamentos, curso e atividades correlatas. Isso é possível para as pessoas e empresas com visão de futuro. Isso significa muito  trabalho árduo. Por isso, mesmo com pouco tempo, estes cumprirão suas metas.

Assim, gostaria de deixar uma recomendação para todos. Continuem a se desenvolver. Procurem se qualificar cada vez mais, com afinco, e, certamente, alcançarão o sucesso. Até porque sempre vale à pena lembrar que o sucesso só vem antes do trabalho no dicionário.

Boa sorte a todos!