quinta-feira, 14 de maio de 2015

Prof. Marcelo participa de palestra no GEQUAL



No dia 06 de maio passado, o Prof. Marcelo Pereira participou da 179ª Reunião do Grupo Executivo da Qualidade - GEQUAL, organizada pelo Programa Qualidade Rio - PQR, juntamente com a União Brsileira para a Qualidade - Seccional Rio de Janeiro - UBQ/RJ.

A palestra principal foi proferida pelo Dr. Nigel Croft, que é Presidente do Conselho APCER Brasil, Presidente do Subcomitê Técnico ISO/TC176/SC 2, Membro da Coordenação Técnica de SGQ da ISO, Responsável pelas Normas ISO 9001 e 9004. O título da apresentação foi: "Sustentabilidade: O papel da nova geração de normas de sistema de gestão" (mais informações podem ser buscadas no site do GEQUAL (http://gequal.wix.com/gequal).

Na palestra, o Dr. Nigel fez um detalhamento de como será a nova versão da Norma ISO 9001-2015, com previsão de publicação em setembro deste ano.

Algumas observações podem ser destacadas da apresentação, entre elas a de que a nova versão da norma não exige mais a existência de um "Manual da Qualidade" para a obtenção da certificação, não existe mais a figura do "Representante da Alta Administração", dando mais responsabilidades diretamente para a alta administração das organizações que desejam a certificação e de forma implícita, reforça a importância dos resultados da organização, levando em conta as chamadas "Dimensões da Qualidade", tão comum nos modelos que enfatizam gestão por processos.

A aplicação da norma passará por um período de transição de três anos e só em 2018 obrigará certificação pela versão 2015. Em setembro, quando do lançamento da versão 2015, as organizações poderão requerer certificação pelas duas versões e poderão continuar fazendo até 2018.

Fazendo uma análise sintética dessa nova versão da Norma ISO 9001, pode-se dizer que, cada vez mais, ela se torna um sistema de gestão, se aproximando muito dos Modelos de Excelência de Gestão preconizado pela Fundação Nacional da Qualidade (e modelos de gestão de outros países) e pelo Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (Gespública). A grande diferença reside no fato da ISO ser certificável e existirem diversas organizações acreditadas para fornecerem a certificação e os modelos de gestão serem reconhecidos publicamente e esse reconhecimento só poder ser atribuído pela FNQ (através de premiação nacional), pelo Gespública (também nacional, mas apenas para organizações públicas) e pelos prêmios regionais, como no caso do Estado do Rio de Janeiro, pelo Programa Qualidade Rio.

Se alguém desejar informação adicional sobre o tema, é só fazer contato.


Na foto, o Prof. Marcelo Pereira, da AOTS e da FIOCRUZ, Luiz Bergamini, do PQR e do Núcleo do Gespública/RJ, Dorinha, do SERPRO, o palestrante Dr. Nigel Croft, Adelman, da Petrobras e Joana D´Arc, da UBQ/RJ.
.

Nenhum comentário: