Na última sexta-feira o Prof. Marcelo Pereira iniciou o módulo de "Teoria Geral da Administração - TGA" para os alunos do "Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrado ao Ensino Médio", habilitação "Gerência em Saúde" da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fiocruz.
O módulo do curso, programado para ocorrer em 10 semanas (toda a sexta-feira), abordará os conceitos básicos da teoria geral da administração, para uma turma de 32 jovens alunos de nível médio/técnico.
A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) é uma unidade técnico-científica da Fiocruz que se dedica a atividades de ensino, pesquisa e cooperação no campo da Educação Profissional em Saúde. Atua, portanto, com o segmento dos trabalhadores de nível fundamental e médio, que correspondem à maioria dos profissionais de Saúde no Brasil. A EPSJV tem como principais objetivos: coordenar e implementar programas de ensino em áreas estratégicas para a Saúde Pública e para Ciência e Tecnologia em Saúde; elaborar propostas para subsidiar a definição de políticas para a educação profissional em saúde e para a iniciação científica em saúde; formular propostas de currículos, cursos, metodologias e materiais educacionais; e produzir e divulgar conhecimento nas áreas de Trabalho, Educação e Saúde.
Confirmando seu papel de centro de cooperação tanto na elaboração teórica quanto na articulação política no campo da Educação Profissional em Saúde no Brasil, a EPSJV é Secretaria Executiva da Rede Internacional de Educação de Técnicos em Saúde, que envolve 101 instituições de 22 países; e Centro Colaborador da Organização Mundial de Saúde para a Educação de Técnicos em Saúde.
Como contribuição à produção e disseminação do conhecimento na sua área de atuação, a EPSJV edita o periódico científico ‘Trabalho, Educação e Saúde’ e coordena uma Biblioteca Virtual sobre Educação Profissional em Saúde (BVS-EPS), desenvolvida pela própria Escola. Sedia ainda a Estação de Trabalho Observatório dos Técnicos em Saúde, que integra a Rede de Observatórios de Recursos Humanos em Saúde, criada pelo Ministério da Saúde e pela Organização Pan-americana de Saúde (Opas) como espaço para produção e análise de informações e conhecimento nessa área. O investimento em pesquisa tem proporcionado ainda um aumento significativo da produção de livros e material educativo de um modo geral.
Como forma de consolidar o seu campo de atuação, a Escola também investe na formação crítica dos professores desse segmento educacional, desenvolvendo um mestrado e um curso de pós-graduação lato sensu em ‘Educação Profissional em Saúde’.
Mais do que uma área de atuação, a pesquisa na Escola Politécnica funciona como princípio educativo. Por essa razão, a instituição tem um Programa de Vocação Científica (Provoc), que incentiva alunos do ensino médio de escolas regulares a se interessarem pelas carreiras da investigação científica. Outro exemplo é o Projeto Trabalho, Ciência e Cultura, por meio do qual os alunos desenvolvem monografias de conclusão de curso, aprendendo todas as etapas de um processo de pesquisa.
Em relação ao ensino, a EPSJV oferece cursos de formação inicial e continuada e técnicos de nível médio nas áreas de Vigilância, Atenção, Informações e Registros, Gestão, Técnicas Laboratoriais e Manutenção de Equipamentos. Os cursos técnicos são desenvolvidos na modalidade integrada ao ensino médio.
(fonte: http://www.epsjv.fiocruz.br)
Como é inerente ao perfil dos jovens, esta turma de TGA da EPSJV se mostrou muito participativa na aula, no sentido de adquirir novos conhecimentos, sempre questionando o conteúdo apresentado, o que ajuda muito na sedimentação desses novos saberes e que estimula muito o professor na condução das aulas.
A foto seguinte foi colhida durante a primeira aula do módulo de TGA, em 13 de setembro de 2013.
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