quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Hoje é o Dia Nacional de Combate ao Fumo

 
 

  
De acordo com estudo do Inca - Instituto Nacional do Câncer e do Instituto de Estudos de Saúde Coletiva da UFRJ, sete brasileiros morrem diariamente por causa de doenças ocasionadas pela exposição à fumaça do cigarro. As mulheres são as mais atingidas, 60% delas morrem em decorrência do tabagismo, uma vez que sofrem mais para largar o cigarro, elas apresentam o dobro de ansiedade e depressão comparadas aos homens.
 
Os dados divulgados pela OMS - Organização Mundial da Saúde são muito piores. Estima-se que 5,4 milhões de pessoas morrem a cada ano e até 2030 o tabaco será responsável pela morte de 8 milhões de pessoas.
 
Considerada uma droga poderosa, a nicotina demora apenas 7 segundos para atuar no sistema nervoso central, causando a dependência. É normal que os primeiros dias sem cigarro sejam os mais difíceis. Não desanime as dificuldades ficam menores a cada dia.
Tentou parar de fumar, mas voltou? A vontade de fumar não dura mais que alguns minutos, por isso, distraia a sua mente na hora que ela aparecer. Os sintomas duram de 1 ou 2 semanas, dores de cabeça, irritabilidade e alterações no sono, são normais.
 
Mas, não se preocupe se a sua primeira tentativa falhou, a maioria dos fumantes que largaram o vício fizeram, em média, de 3 a 4 tentativas até conseguirem. Veja abaixo os benefícios de parar de fumar e abandone de vez o cigarro.
 
  • após 20 minutos sua pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal
  • após 2 horas não tem mais nicotina no seu sangue
  • após 8 horas o nível de oxigênio no sangue se normaliza
  • após 2 dias seu olfato já percebe melhor os cheiros e seu paladar já degusta a comida melhor
  • após 3 semanas a respiração fica mais fácil e a circulação melhora
  • após 5 A 10 anos o risco de sofrer infarto será igual ao de quem nunca fumou
 
Fonte - Inca - Instituto Nacional do Câncer

 

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Prof. Marcelo Pereira conduz treinamento em Farmanguinhos


No último dia 20 de agosto, foi realizado o treinamento denominado "Sensibilização para a Qualidade", com uma turma composta por gerentes, líderes, supervisores e chefes das áreas de Produção, Manutenção e Almoxarifado de Farmanguinhos, que é uma unidade da Fundação Oswaldo Cruz e produz medicamentos para o SUS, entre outras atividades.

Conduzido pelo professor Marcelo Pereira, o curso é o primeiro de uma série e é um dos treinamentos programados pelo Programa de Excelência da Gestão (PEG-FAR) de Farmanguinhos. Esses treinamentos servirão como suporte às ações para a manutenção da BPF, implementação do Modelo de Excelência de Gestão (MEG) e a ISO 9000. O PEG-FAR tem por objetivo disseminar a cultura da excelência, a fim de qualificar os profissionais. Assim, eles serão multiplicadores para implantação, manutenção e avaliação dos Sistemas de Gestão da Qualidade na unidade, alinhado ao Programa de Gestão da Qualidade da Fiocruz.

Estão programadas, ainda, mais três turmas sobre o mesmo tema, que abrangerão todas as áreas da unidade. Outros treinamentos como o de Ferramentas Estatísticas para a Qualidade e o de Metodologia de Análise e Melhoria de Processos serão os próximos.

É importante destacar a efetiva participação dos trabalhadores de Farmanguinhos que compuseram a primeira turma. Atuando de forma pró-ativa, permitiram que o instrutor Marcelo Pereira pudesse transmitir com maior profundidade os temas mais relevantes para o desempenho dos profissionais treinados.

As seguintes fotos foram tiradas durante o treinamento:







O Prof. Marcelo Pereira entre Shirley Trajano, Coordenadora da Qualidade de Farmanguinhos e a companheira Giovana, do PEG-FAR.


Turma atenta a apresentação.






Todos os participantes demonstraram grande interesse pelos temas abordados.















O Prof. Marcelo apresentando o conteúdo do treinamento.






Foto do grupo da primeira turma.