Desde 1998 o Prof. Marcelo Pereira vem se envolvendo, como voluntário, nas atividades do Gespública, quer seja como consultor ou instrutor. Com experiência para atuação em todas as técnicas e tecnologias desenvolvidas e praticadas pelo Gespública, tem dado suporte ao Programa, pricipalmente, nas técnicas de Carta de Serviços e Pesquisa de Satisfação.
Por conta dessa atuação voluntária, auxiliando diversas organizações públicas, recebeu a Medalha Voluntário do Serviço Público em 2001 e 2008 (fotos mostrando recebimento).
Prof. Marcelo ministrando treinamentos em vários estados do país.
O Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – GesPública – é o resultado da evolução histórica de iniciativas do Governo Federal para a promoção da gestão pública de excelência. Tem como principais características ser essencialmente público, ser contemporâneo, estar voltado para a disposição de resultados para a sociedade e ser federativo. Foi instituído pelo Decreto nº 5.378 de 23 de fevereiro de 2005 e é o resultado da evolução histórica de diversas iniciativas do Governo Federal para a promoção da gestão pública de excelência, visando a contribuir para a qualidade dos serviços públicos prestados ao cidadão e para o aumento da competitividade do País. Visto como uma política pública fundamentada em um modelo de gestão específico, o Programa tem como principais características o fato de ser essencialmente público – orientado ao cidadão e respeitando os princípios constitucionais da impessoalidade, da legalidade, da moralidade, da publicidade e da eficiência –, de ser contemporâneo – alinhado ao estado-da-arte da gestão –, de estar voltado para a disposição de resultados para a sociedade – com impactos na melhoria da qualidade de vida e na geração do bem comum – e de ser federativo – com aplicação a toda a administração pública, em todos os poderes e esferas do governo. Por sua vez, o Modelo de Excelência em Gestão Pública (MEGP) representa a principal referência a ser seguida pelas instituições públicas que desejam aprimorar constantemente seus níveis de gestão. Como todo modelo de gestão, o MEGP contém diretrizes expressas em seus critérios de excelência gerencial (liderança, estratégias e planos, cidadãos, sociedade, informação e conhecimento, pessoas, processos e resultados), técnicas e tecnologias para sua aplicação (como, por exemplo, a Carta de Serviços ao Cidadão, o Instrumento Padrão de Pesquisa de Satisfação, o Guia de Gestão de Processos, o Guia ‘d’ Simplificação Administrativa e o Instrumento de Avaliação da Gestão) e práticas de gestão implantadas com sucesso. Informações adicionais poderão ser obtidas em http://www.gespublica.gov.br/.
Fonte: Gespública, fev 2010.
Fonte: Gespública, fev 2010.